Artigos

Perseverança ou teimosia?

Quando você busca alcançar um objetivo, o sucesso nem sempre acontece logo de cara. Às vezes, nem na segunda ou na terceira tentativas. E, nessas horas, a perseverança é uma virtude e tanto. Mas, como saber que você é perseverante de verdade ou apenas um teimoso crônico?

Perseverança tem a ver com tenacidade e firmeza de propósito. Enquanto isso, a teimosia está ligada ao comportamento insistente e à obstinação birrenta. Ou seja, a perseverança é sinal de amadurecimento e a teimosia um traço de infantilidade.

Na prática, você reconhece a diferença entre as duas na hora em que focaliza os resultados. O perseverante é mais bem-sucedido porque, apesar das derrotas temporárias, consegue adaptar a sua forma de agir para chegar aonde quer. Substitui a estratégia, o método, as ferramentas e tudo mais que for necessário porque não perde de vista o que é importante de verdade.

Já o teimoso é inflexível. Incapaz de abandonar a ideia fixa que tem na cabeça ou de simplesmente enxergar aquilo que quase todo mundo vê. Às vezes, beirando a loucura, como ensina aquela conhecida frase atribuída a Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”


O teimoso geralmente comete dois erros críticos. Um deles é a sua necessidade de querer ter razão, vociferando: “Ainda vou provar para vocês que estou certo!” E o segundo erro é de percepção: ele já acredita ser perseverante. Como alguém me falou certa vez: “Eu sou apenas incompreendido e não tenho sorte”.
 

Portanto, perseverar é mais do que apenas ser insistente. É aprender com os próprios erros e não os repetir. Depois de uma longa e extenuante jornada, constatar que todo esforço valeu a pena. Você chegou lá!

Uma história inspiradora é a do chinês Huang Dafa (confira o vídeo acima), homem simples que assumiu para si a missão de construir um canal de água com 10 quilômetros de extensão e atravessando três montanhas, para que a população do vilarejo em que morava, Caowangba, pudesse ter acesso a água potável. E detalhe: sem conhecer nada de engenharia ou de como funciona um sistema hídrico, lá no início do projeto.

Agora reconhecido como herói em seu país – e com mais de oitenta anos de idade –, ele conta que começou a empreitada em 1959 praticamente sozinho e foi alvo de zombarias durante um bom tempo até finalmente conseguir apoio financeiro do governo chinês (no início dos anos noventa) para contratar trabalhadores e comprar o material que faltava.

A obra ficou pronta em 1995 depois de longos 36 anos e transformou o vilarejo. A abundância de água agora possibilita a irrigação dos campos de arroz e ninguém mais sofre de sede. E com a atenção dada pela mídia, eles já têm eletricidade e contam até com uma nova estrada. Tudo porque Dafa perseverou.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?