Artigos

Um feliz e próspero 2015 para os seus negócios!

Se você e a sua empresa não optaram pelo caminho da mediocridade, então não há o que temer e sim o que fazer.

Muitas pessoas aguardam 2015 com um certo pessimismo no olhar e nas atitudes, afinal 2014 fechou com um crescimento do PIB próximo a zero, a expectativa para o ano que está começando não supera 1% e o brasileiro é fatalista como ninguém diante de previsões desanimadoras.

No entanto, sempre é bom lembrar que o PIB apenas compara a produção de riquezas de uma nação com ela mesma a cada doze meses. Ou seja, se você e a sua empresa não optaram pelo caminho da mediocridade e ainda há espaço para crescer no mercado em que atuam, então não há o que temer e sim o que fazer.

Períodos como esse são ótimos para que pessoas e empresas descubram a real capacidade que têm de se reinventar, comecem a olhar seu mercado com uma profundidade maior e minimizem a arrogância típica de todos aqueles que se consideravam supremos ou invencíveis até pouco tempo atrás. Faz com que os sonolentos despertem do piloto automático.

Ao mesmo tempo, as crises têm o poder de revelar quem realmente é bom de verdade. Quando se vive um período de intenso crescimento, mesmo aqueles que são medianos colhem bons resultados e daí fica difícil reconhecer a diferença entre quem é competente e os demais que apenas tiveram uma baita sorte.

Tempos difíceis também provam a real capacidade de quem está à frente das organizações. Pode analisar: a maior parte dos líderes que marcaram o seu nome na história, como Nelson Mandela e Gandhi, foram agentes da mudança quando seu país passava por uma grave crise econômica, havia tensão social ou estava em guerra. Alcançaram resultados fantásticos em momentos nos quais o risco do fracasso era bem maior do que as probabilidades de sucesso.

Creio que 2015 será um excelente ano para ousar porque períodos turbulentos fazem com que muita gente aporte o seu navio no cais esperando a tempestade passar e quem decide navegar em águas revoltas correndo riscos calculados geralmente está quilômetros à frente quando os retardatários começam a ligar os motores e ainda precisam de tempo até atingirem a velocidade de cruzeiro.

Só que além de enxotar o pessimismo e ser ousado, dedique tempo para planejar suas ações e colocá-las em prática. Atendo uma empresa de serviços na qual o mercado de referência encolheu 20% em todo o país durante esse ano e assim mesmo ela conseguiu o feito de crescer 30% no mesmo período. Qual a receita? Adotou uma estratégia comercial mais agressiva, enquanto que os concorrentes ainda esperam dias melhores.

Outro grande exemplo de que o mercado nem sempre define os resultados de uma empresa é a Hyundai. Até setembro de 2014 a queda acumulada nas vendas de automóveis no Brasil era de 9,1%. Nesse mesmo período a montadora coreana cresceu 10%, sendo aquela que mais vendeu veículos entre as cinquenta competidoras que atuam no mercado nacional e uma das únicas três a comercializar mais que na mesma época do ano passado, quando os números foram positivos para a imensa maioria.

Empresas que ficam presas ao seu velho jeito de fazer as coisas, cultivam valores exageradamente conservadores e são lentas para mudar suas estratégias realmente passarão dias difíceis não apenas no próximo ano e, é claro, continuarão a culpar as crises macroeconômicas. Mapping, Mesbla, G. Aronson, Arapuã, Vasp e Transbrasil são apenas algumas daquelas que não me deixam mentir.

2015 não será um ano para crescer por acaso, pois marcará o sucesso daqueles que fazem por merecer seus resultados, como já vivenciamos em 2009. De quem sabe esperar pelo inesperado e já decidiu como agir há um bom tempo. De quem mantém o otimismo e, principalmente, constrói o futuro que quer viver a cada dia. De quem não se faz vítima das circunstâncias, como lembra a conhecida canção do Lulu Santos. Um feliz e próspero 2015 para seus negócios!

 

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?