Artigos

Qual é a BHAG da sua empresa?

Independente do porte ou negócio no qual atua, a sua companhia precisa de uma meta audaciosa de longo prazo por alguns motivos

O conceito de BHAG, ou “Big Hairy Audacious Goal” (meta ousada grande e cabeluda, em tradução livre), foi introduzido por Jim Collins e Jerry Porras no livro “Feitas para durar: práticas bem-sucedidas de empresas visionárias” (Ed. Alta Books).

A ideia é a seguinte: para ter sucesso, as empresas precisam estabelecer uma meta ambiciosa e desafiadora a longo prazo, que vá além das simples metas operacionais ou financeiras típicas. Ou seja, um ponto de referência audacioso que inspire e motive a organização como um todo.

A BHAG que pavimentou o crescimento extraordinário da Microsoft foi: “Um computador em cada mesa e em cada casa, utilizando software da Microsoft”. Já a Amazon: “Ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, onde ele possa encontrar e descobrir qualquer coisa que queira comprar on-line”. Enquanto que a BHAG da SpaceX é: “Tornar a vida multiplanetária, começando por colonizar Marte”.

Portanto, utilizando as palavras de Collins e Porras, “…a BHAG é tangível, energizante e altamente focada. As pessoas ‘entendem’ a meta imediatamente; requer pouca ou nenhuma explicação. E isso acontece porque existe uma linha de chegada clara para que a organização saiba quando atingiu o alvo”.

Pode ser que você pense que este conceito sirva apenas para grandes empresas. Porém, saiba que essas metas audaciosas acima foram definidas enquanto as companhias em questão ainda eram pequenas. No início, as BHAGs da Microsoft, Amazon e SpaceX também pareciam um mero devaneio.

Independente do porte ou negócio no qual atua, a sua empresa precisa de uma BHAG por alguns motivos:

1) Foco e motivação:

Se bem formulada, vai alinhar toda a equipe em torno de um objetivo comum, criando um senso de propósito e unidade. Além, é claro, de motivar os colaboradores por trabalharem em algo significativo e desafiador.

2) Criatividade:

A BHAG exige que todos pensem fora da caixa e abordem os problemas de um jeito totalmente novo ou então nada sai do papel. Isso estimula a capacidade de inovação dentro da empresa.

3) Resiliência em tempos difíceis: 

Uma meta audaciosa serve como combustível para a equipe diante das adversidades temporárias, pois a visão de longo prazo mantém todo mundo com os olhos atentos àquilo que importa.

4) Engajamento dos stakeholders:

 Uma BHAG empolgante mobiliza não apenas os funcionários, mas também clientes, parceiros de negócios e investidores. Lembre-se: se a sua empresa quer chegar longe, um dos primeiros passos é fazer com que todos torçam por ela.

5) Atração de talentos: 

Empresas com metas audaciosas atraem profissionais que compartilham a paixão pelo desafio. A BHAG torna-se, assim, uma ferramenta de recrutamento, aproximando pessoas de alto potencial que desejam fazer parte de algo maior.

Em resumo, a BHAG é uma ferramenta poderosa para empresas que buscam não apenas sobreviver, e sim prosperar a longo prazo. E então, qual a meta grande e cabeluda da sua companhia para os próximos anos?

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?