Não há nada mais desagradável e constrangedor dentro de uma empresa do que receber um e-mail, mensagem ou relatório de um gestor cheio de erros básicos de português.
– Seguem anexo (anexos) os documentos solicitados.
– Os vendedores cumpriram menas (menos) tarefas hoje.
– Espero que ele seje (seja) punido.
– Era para mim (para eu) fazer o relatório.
– O João sempre media (medeia) os debates na empresa.
– O gerente havia chego (chegado) atrasado para a reunião.
– Ele não respondeu o (respondeu ao) meu e-mail.
– Os fatos retificaram (ratificaram) nossas previsões.
– Bom final (fim) de semana.
Em um post recente aqui no blog falamos da importância de os líderes construírem uma boa reputação e credibilidade frente aos subordinados, pares, superiores e clientes. E se tem uma coisa capaz de afetar negativamente a imagem de um gestor é o uso incorreto da língua portuguesa.
Não estamos falando da inabilidade de comunicação. Porque, em tempos de alta conectividade, ficou muito mais fácil transmitir uma mensagem. A tecnologia tratou de dar uma “mãozinha” para os escritores menos habilidosos. Contudo, é bom lembrar que o corretor ortográfico dos celulares e computadores nem sempre acerta.
No mundo corporativo, a situação se torna ainda mais grave porque não é um feedback simples de dar. Imagine ter que sentar com um gerente bem-sucedido na área em que atua e dizer que ele precisa de aulas de português. Por causa dessa dificuldade, muitas empresas acabam abafando o problema e “engolindo” relatórios, e-mails e apresentações mal feitos.
Só que de nada adianta concentrar esforços em preparar lideranças para pensarem estrategicamente, ler cenários, tomar decisões importantes quando existe um déficit básico e gravíssimo: a falta de domínio da língua materna. Uma saída, após identificar os profissionais que apresentam mais dificuldades, é promover cursos de redação comercial e salientar a importância de falar e escrever corretamente. Aliás, esse tipo de capacitação pode ser estendida e aplicada periodicamente a todos os colaboradores.
Nesse tipo de curso, os participantes terão a chance de tirar dúvidas, aprender como construir relatórios, confeccionar propostas de orçamentos, elaborar apresentações e até redigir e-mails. Depois, é importante que cada pessoa receba feedback individual, para entender os próprios erros e corrigi-los.
É fato que a falta de leitura é a causa principal do problema. É difícil alguém escrever bem se não possui o hábito de ler. Apesar de as pessoas estarem conectadas e terem acesso a muitas informações, em geral, leem coisas superficiais. E isso vale para as lideranças, infelizmente.
A linguagem escrita é um recurso de comunicação valioso e deve ser levado mais a sério dentro das organizações. Até porque o mau uso da língua afeta não apenas a credibilidade do profissional, mas também da empresa onde ele atua. Pequenos deslizes na escrita ou na fala são capazes de macular um trabalho bem feito. Portanto, não espere para agir!