Artigos

Você realmente é confiável?

Mas como saber se o seu chefe realmente confia em você? É simples. Basta você analisar o quanto de controle ele exerce sobre as suas atividades.

Você realmente é confiável?Em seu livro Muito Além da Hierarquia (Ed. Gente), Pedro Mandelli lembra que confiança é a crença de que as pessoas de quem dependemos irão cumprir nossas expectativas.

Mas como saber se o seu chefe realmente confia em você? É simples. Basta você analisar o quanto de controle ele exerce sobre as suas atividades. Afinal de contas, assim que bons gestores se sentem inseguros em relação a alguém, logo aumentam o domínio sobre a pessoa a fim de minimizar os riscos de grandes falhas.

Portanto, o seu nível de autonomia no trabalho é um bom indicador. Se você tem espaço para expor seus pontos de vista, pode escolher a forma como quer cumprir suas tarefas e ainda possui carta branca para promover algumas mudanças que julga convenientes, certamente seu superior lhe dá crédito.

Em contrapartida, se você costuma receber orientações que lembram um passo-a-passo, precisa fazer relatórios minuciosos para quase tudo e ainda é monitorado semanalmente, é melhor entender logo por que você não goza de confiança.

A Confiança depende da integridade, que é um misto de ética, honestidade, consistência e responsabilidade.

Além disso, sempre é bom lembrar que ninguém conquista credibilidade perante outra pessoa de uma hora para a outra e, mesmo assim, um único deslize pode ser suficiente para que o elo com o superior se quebre, não é verdade?

No mundo do trabalho, como lembra o próprio Mandelli, a confiança é formada basicamente por três pilares:
  • Resultados;
  • Demonstração de preocupação; e
  • Integridade.

Quem tem bons resultados para apresentar costuma receber crédito logo de cara, como é o caso, por exemplo, do campeão de vendas da empresa na qual você trabalha. Mesmo que não se identifique com o vendedor em questão, é provável que você o respeite, pois ele faz acontecer.

Também se faz confiável quem se importa com as coisas, chora junto com a gente quando algo dá errado e não mede esforços para resolver os problemas que aparecem. É por isso mesmo que ficamos ressabiados com pessoas individualistas demais.

Por fim, a confiança depende da integridade, que é um misto de ética, honestidade, consistência e responsabilidade. Aquele que alcança resultados fantásticos e está sempre perto quando a gente mais precisa, mas tem um caráter duvidoso, com certeza não inspira confiança.

Cuidando desses três pilares pode ter certeza de que a sua credibilidade vai aumentar com o passar do tempo. Na prática, o seu chefe vai lhe pedir ajuda, aceitar suas sugestões e até mesmo admitir as próprias fraquezas e erros.

Mais ainda: terá ao seu lado um superior que se esforça por cumprir as expectativas que você tem e, principalmente, concederá o benefício da dúvida antes de chegar a conclusões negativas sobre a pessoa que você é ou algo que tenha feito.

Ouça a entrevista sobre esse mesmo assunto que fizemos na coluna da rádio CBN:

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?