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Você trabalha bem sem estrutura?

O desafio de muitos líderes é entregar resultados, apesar do “mato alto a ser cortado”

Se você quer avaliar a capacidade de liderança de alguém, observe como a pessoa atua em papéis com pouca ou nenhuma estrutura. Isto é, acompanhe de perto como ela age quando assume alguma missão na qual existem dúvidas razoáveis sobre o que realizar primeiro – em meio a várias tarefas críticas que parecem requerer atenção no curto prazo.

Uma coisa é estarmos à frente de um trabalho estruturado, com alto nível de padronização e rotinas que foram criadas e aprimoradas por terceiros ao longo do tempo. Outra coisa bem diferente é conduzirmos um projeto ou área com a responsabilidade de nós mesmos construirmos tudo praticamente do zero.

É claro que empresas consolidadas proporcionam experiências de gestão e o domínio de boas práticas que costumam fazer a diferença em uma trajetória de carreira. Porém, nada exige tanta liderança quanto o exercício de papéis que requerem, antes de mais nada, disposição de sobra para “cortar o mato alto”.

Sei que uma boa parcela dos executivos não enxerga as coisas sob essa perspectiva. Eles querem se comprometer com os resultados apenas se e quando contarem com um dream team, recursos financeiros a perder de vista, processos de classe mundial e clientes pouco exigentes. Uma utopia…

  Saber lidar com a falta de estrutura é parte do trabalho de um gestor
 

Ser a pessoa responsável por estruturar as coisas na sua empresa até pode não conferir glamour e ainda traz trabalho a perder de vista, sim. Mas os dividendos também são atrativos:

Visão e estratégia. Você aprende a articular uma visão clara do futuro e a aprimorar o tipo de raciocínio analítico que vai orientá-lo na maior parte das vezes em que tiver de tirar uma boa ideia do papel.

Tomada de decisão. Quando não há um protocolo estabelecido, saber fazer boas escolhas costuma ser mais complicado. Por isso, você é forçado a melhorar a sua análise de informações e a capacidade de julgamento na hora de tomar decisões difíceis.

Comunicação e engajamento. Você se vê impulsionado a agir como um “evangelizador incansável” a fim de manter o time focado no trabalho que importa e também para suprir a ausência de rotinas já consolidadas.

Criatividade. Montar uma estrutura do zero muitas vezes requer pensamento não-convencional e abertura para experimentar abordagens que não são senso comum. Logo, você é empurrado a pensar fora da caixa.

Adaptação e flexibilidade. Aquela máxima de “teste rápido, erre rápido e corrija rápido” orienta o seu trabalho. Afinal, você é impelido a ajustar sua abordagem conforme necessário e ainda a aprender a superar os obstáculos que vão surgindo ao longo do caminho.

Saber lidar com a falta de estrutura é parte do trabalho de um gestor – e sempre. E se hoje mesmo você for promovido a um novo papel de supervisor, coordenador, gerente, diretor ou CEO, a única certeza é que mais trabalho desestruturado está à sua espera.

Ouça a entrevista sobre esse mesmo assunto que fizemos na coluna da rádio CBN:

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