Artigos

Você ainda usa as “palavras mágicas”?

Por favor, com licença, desculpe-me e parabéns são expressões simples, mas que continuam a construir pontes em quase todo lugar.

No mundo agitado de hoje, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que parecem ter esquecido de como pequenos gestos de cordialidade, respeito e empatia fazem a diferença na relação com colegas de trabalho, clientes e fornecedores.

Diante desse cenário, algumas empresas até tem retomado práticas que remontam aos anos 1980, como a realização de treinamentos focados em bons modos e etiqueta. A intenção é, como expressou um cliente,

despertar nas pessoas o básico que deixaram de fazer”.

E um tópico que costuma atrair o interesse dos participantes desses cursos é a importância das chamadas “palavras mágicas“. Aquelas declarações, simples em sua essência, que têm o poder de criar um ambiente de trabalho mais positivo e harmonioso. Como, por exemplo:

  • “Por favor” e “Obrigado”: Ao solicitar a ajuda ou colaboração de uma outra pessoa, usar “por favor” demonstra que você tem consideração e é alguém cortês. Da mesma forma, expressar gratidão com um sincero “obrigado” reconhece e valoriza o esforço do outro.
  • “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite”: Saudações amigáveis são sinais universais de respeito e gentileza. Cumprimentar os colegas ou qualquer pessoa ao chegar pela manhã ou ao iniciar uma conversa estabelece uma base para o ambiente leve e acolhedor que buscamos.
  • “Com licença” e “Desculpe-me”: Em situações de interrupção ou passagem por alguém, usar “com licença” mostra consideração pelo espaço e tempo dos outros. E admitir erros com um pedido de desculpas franco pode ajudar a resolver mal-entendidos, além de manter um clima de respeito.
  • “Posso te ajudar?” e “Como posso ajudar?”: Colocar-se à disposição das pessoas com essas expressões também é algo que facilita um bom relacionamento não apenas com colegas, como também com clientes e fornecedores. E é claro, ao oferecer apoio, você ainda fortalece os laços de confiança e camaradagem.
  • “Você fez um ótimo trabalho” e “Parabéns”: Reconhecer o trabalho bem feito desperta a autoestima e a motivação de qualquer pessoa com quem você interage. E, além disso, demonstra o apreço que você tem pela competência do outro.
  • “Eu confio em você” e “Eu valorizo sua opinião”: Manifestar confiança nas habilidades e no julgamento dos outros é outra atitude respeitosa que você pode cultivar nas mais diferentes situações do seu trabalho cotidiano e não vai lhe custar nada.

O que há de comum em todas as palavras mágicas acima é que elas podem ser utilizadas por você durante uma reunião trivial de trabalho, quando for interagir com um subordinado, ao atender um cliente importante, solicitar assistência a um fornecedor ou agradecer alguém que acabou de ajudá-lo. Em resumo: sempre.

Então, que tal praticá-las hoje mesmo?

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?