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3 dicas para desenvolver líderes de sucesso

É responsabilidade da empresa cumprir algumas tarefas básicas para formar gestores competentes; veja quais são elas

 

As empresas têm papel fundamental na formação e desenvolvimento de líderes.

O que você espera dos líderes da sua empresa? Já parou para se fazer esta pergunta? Pois é, ela precisa ser feita quando um funcionário é promovido ou contratado para assumir um cargo importante de gestão. A empresa não pode simplesmente “colocar” um trabalhador à frente de uma equipe de trabalho ou projeto e esperar que ele, sozinho, responda a todas as expectativas.

É comum as companhias levarem em conta apenas a capacidade profissional do novo gestor para que o trabalho gere bons resultados. Claro que as competências individuais são muito importantes para o sucesso, mas aqui vai um aviso:

a empresa tem um papel importantíssimo no processo de desenvolvimento dos seus líderes.

Para fazer alguém dar certo num cargo de liderança, a empresa deve colocar em prática três tarefas fundamentais. A primeira delas é determinar e deixar muito claro qual será o papel daquele funcionário dentro da empresa. A segunda é estabelecer padrões de desempenho – como medirá os resultados do trabalho do seu gestor? E a terceira é dar feedback contínuo.

Entenda melhor sobre cada tarefa nos tópicos abaixo:

Papel claro

A chave para um líder ser bem-sucedido é saber exatamente qual papel deve desempenhar e quais são as atividades críticas que terá que desenvolver. Para isso é importante que o gestor e a companhia combinem, inclusive, a ordem de prioridade delas. Por exemplo, se um clube de futebol contrata um atacante, a principal atividade dele será, obviamente, fazer gols.

O grande erro é que, muitas vezes, tanto gestor quanto empresa acreditam que esse papel está claro, mas na verdade não está. Quer descobrir se isso ocorre na sua empresa? Então peça para seu gestor escrever quais as cinco atividades críticas do trabalho dele e faça você também o mesmo. Se você ainda não teve essa conversa com seu líder, provavelmente irá descobrir que algumas coisas que considera muito importantes talvez não sejam tão relevantes para ele e vice-versa.

Portanto, como cobrar resultados se as expectativas da empresa não são pactuadas com seus líderes?

Padrão de desempenho

Outra tarefa importantíssima para a qual as empresas devem se atentar é quanto ao padrão de desempenho dos seus gestores. Como mensurar que as atividades críticas estão sendo cumpridas? Isso precisa estar muito bem definido.

Só assim todos os envolvidos saberão se o desempenho dos líderes está dentro das expectativas, abaixo delas ou as supera.

As metas dos gestores também devem decorrer dos padrões de desempenho estabelecidos para as cinco atividades críticas. Não é raro uma empresa recompensar seus líderes por tarefas que, na verdade, não estão ligadas às suas principais funções.

Feedback contínuo

Definido o papel e a mensuração dos resultados é muito importante que a empresa dê um retorno sobre o trabalho desenvolvido pelos seus gestores. O feedback contínuo não se trata daquela avaliação de competências feita semestralmente ou uma vez ao ano, mas do acompanhamento semanal e até diário do trabalho dos gestores.

É importante que eles saibam se o que está sendo feito está de acordo com as expectativas da empresa e também tenham noção acerca daquilo que precisa ser melhorado. Contudo, sem papéis claros e padrões de desempenho bem estabelecidos – as duas tarefas anteriores bem executadas –, como fornecer um feedback justo?

A responsabilidade é da empresa

Antes de dizer que seu líder é incompetente, certifique-se de que você cumpriu bem essas três responsabilidades que cabem especialmente à empresa. Elas podem parecer muito óbvias, mas nem sempre são colocadas em prática nas organizações.

Não adianta ficar reclamando dos seus líderes se você nunca deixou claro o que realmente espera deles, não sabe como mensurar os resultados que alcançam e nem ao menos dá um retorno sobre o trabalho que é feito.

Como tem sido o acompanhamento dos líderes dentro da sua empresa?

 

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