Artigos

O escândalo que abalou a Boeing

Já está no ar o mais recente artigo de Wellington Moreira: ‘O ESCÂNDALO QUE ABALOU A BOEING’. Simplesmente imperdível!

escandalo-boeingO presidente da Boeing, Harry Stonecipher, demitido pela junta diretora da empresa nesta última segunda-feira, dia 7, por sua relação com uma das vice-presidentes da fabricante de aviões, está no centro de um escândalo de grandes proporções no mundo dos negócios.

Lew Platt, presidente da junta, disse que uma investigação interna que começou há dez dias apontou que o executivo – que é casado, tem dois filhos e dois netos – possui um caso extraconjugal com a executiva Debra Peabody, 48 anos. Até aí tudo bem! Nada de tão extraordinário assim e uma história que poderia interessar muito mais a revistas de fofocas.

O que chama a atenção é que a relação aconteceu de mútuo acordo e não teve repercussões na companhia. Entretanto, segundo Platt, os membros da junta diretora consideraram que ‘os fatos são um reflexo do mal julgamento de Harry’ e disseram que isto (o “namoro”) afetaria ‘sua capacidade de dirigir a companhia’. Sim, o conselho considerou que a postura do executivo era inconsistente com o código de conduta da companhia e que o caso poderia prejudicar a sua habilidade de liderar a empresa. Ele não foi demitido pela incompetência técnica, mas pela incompetência ética.

O presidente da junta ainda acrescentou que o fato de a companhia ter conhecimento sobre os detalhes do relacionamento representaria uma mancha na imagem da própria Boeing se nada fosse feito.

Como era de se esperar, a decisão da Boeing surpreendeu os analistas de Wall Street, que só tinham elogios para a gestão do executivo, a quem sempre foi atribuído o sucesso obtido pela companhia em recuperar sua posição de mercado e fazer subir o valor de suas ações.

Após o episódio, uma importante lição precisa ser entendida: cada vez mais as grandes organizações estão preocupadas com a conduta ética e moral de seus profissionais e isto conta muito, tanto no momento da contratação quanto na avaliação do desempenho de seu quadro de colaboradores.

Dois detalhes finais:
– As contas de Stonecipher, inclusive seus gastos em nome da empresa, também foram averiguadas, mas nada foi encontrado de desabonador, disse a Boeing.

– Stonecipher é o segundo presidente da empresa envolvido em “problemas de conduta”.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?