Artigos

Conveniência demais pode prejudicar a sua vida

O efeito colateral dessa busca por uma vida facilitada é que estamos cada vez menos preparados para lidar com situações estressantes
Conveniência demais pode prejudicar a sua vida
O desejo exagerado por conveniência está distanciando muita gente do mundo real, no qual imprevistos são comuns e o planejamento costuma furar.

Um dos valores que marcam a nossa sociedade é a busca por conveniência. Apreciamos muito ir ao posto de combustíveis que tenha tudo num só lugar: gasolina, pão quentinho, lava-rápido, farmácia e que ainda seja perto da nossa casa ou trabalho.

Ainda mais porque o trânsito caótico nas médias e grandes cidades nos ensinou que precisamos tomar decisões levando em conta aquilo que descomplica – ou não – a nossa vida. Os lugares que você e seus filhos frequentam não foram escolhidos por acaso.

Aliás, é justamente por isso que novas tecnologias que proporcionam comodidade são acolhidas na hora por milhões de pessoas. É só você analisar o sucesso de empresas como Waze, Uber, iFood, Airbnb e Trivago.

O efeito colateral dessa busca por uma vida facilitada é que estamos cada vez menos preparados para lidar com situações estressantes. Até mesmo fatos corriqueiros causam incômodo. Preste atenção: quando o porteiro demora mais do que 30 segundos para interfonar no apartamento de um amigo a fim de liberar nossa entrada, já ficamos impacientes.

Uma vida perfeita demais

Um estudo conduzido na Universidade de San Diego revelou que as novas tecnologias têm ajudado os adolescentes de hoje a se tornarem a geração mais segura de toda a história por permanecerem mais tempo em casa (sendo menos propensos a acidentes de trânsito e roubos, por exemplo). Em contrapartida, também revela que eles têm uma dependência psicológica muito maior do que a de seus pais e avós.

Você pode planejar a rotina da semana criando uma lista de tarefas, sair de casa mais cedo para evitar o trânsito pesado ou programar uma dieta alimentar balanceada. Mas não é bom querer uma vida facilitada, controlável e “perfeitinha” em tudo e a toda hora.

O trabalhador do futuro precisa saber lidar com agentes estressores e, infelizmente, o desejo exagerado por conveniência está distanciando muita gente do mundo real, no qual imprevistos são comuns e o planejamento costuma furar.

Ainda não existe vacina que o deixe imune a chefes tóxicos, clientes insatisfeitos ou colegas de trabalho reclamões. E mesmo que você seja alguém que planeja muito bem as coisas, aborrecimentos baterão à sua porta quase todos os dias nesse mundo caótico em que vivemos.

Aprecie o desconforto

Algumas pessoas levam a vida mais leve justamente porque não se frustram diante de pequenos dissabores. Elas enxergam os agentes estressores sim, mas também entendem que certos desconfortos são parte do “pacote da vida”.

Uma dica de carreira interessante, portanto, é você buscar coisas que possam mantê-lo fora da zona de comodismo. Quando aceita tomar a frente de um projeto arriscado na empresa, muda de área ou passa a atender um cliente tido por todos como difícil, também está desenvolvendo uma mentalidade positiva de enfrentamento que será útil na sua vida fora da empresa.

E é claro, permita-se almoçar às quatro horas da tarde de vez em quando. Apesar de você escutar de algumas pessoas que precisa comer cinco vezes ao dia – e em intervalos regulares –, saiba que não vai morrer por fazer o mesmo que seus tataravós, bisavós e avós.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?