Tempo para desenvolver pessoas e orçamento curto são as principais “desculpas” das empresas hoje para não investir em capacitação. Mas é possível obter resultados rápidos com treinamentos curtos e financeiramente acessíveis para equipes de liderança. Para isso, é essencial saber exatamente qual objetivo a empresa quer atingir, que resultado espera alcançar.
A “mensagem” da capacitação precisa dizer, sem sombras de dúvidas, o que a empresa espera dos seus líderes. A ideia não é provocar reflexão e sim ação! Algumas iniciativas simples, que podem ser desenvolvidas internamente ou com a ajuda de consultores externos, podem fazer a diferença no dia a dia de trabalho dos gestores num curto prazo.
Confira algumas dicas:
Promover uma palestra
Muitas empresas são contra esse método de treinamento e o criticam com o argumento de que gera pouco ou nenhum resultado. O fato é que uma palestra talvez não seja capaz de dizer em detalhes “como fazer”, mas tem o poder de despertar e motivar as pessoas a saírem do lugar. Esse tipo de capacitação pode ajudar para que duas ou três ações específicas sejam colocadas em prática dentro do ambiente corporativo. Muitas vezes, palestras bem ministradas acabam se tornando as duas horas mais bem investidas por uma empresa.
Reunir seus líderes para uma sessão de cinema
Definida a mensagem que se quer passar, escolha um filme ou apenas uma cena que esteja conectada com o que quer dizer para os gestores. Por exemplo, se o assunto que se quer trabalhar é Liderança Situacional, o longa Coach Carter é uma excelente pedida, pois aborda todos os tipos de liderança que compõem a teoria de Ken Blanchard e Paul Hersey. Claro que não basta apenas reunir seus líderes numa sala e colocar o filme para rodar. Alguém que conheça muito bem o tema e o filme precisa fazer um trabalho de reflexão e discussão junto com o grupo.
Fazer o estudo de um case
Pode ser uma situação que aconteceu dentro da própria empresa, com algum concorrente ou até numa companhia de outro segmento do mercado. O estudo do case vai proporcionar com que seus gestores avaliem se as decisões tomadas foram realmente as melhores ou se poderia ter sido feito algo diferente no tratamento daquele problema ou oportunidade apresentada. O case também pode ajudar seus líderes a refletirem sobre como agir em situações semelhantes no futuro.
Realizar um treinamento vivencial
Os adultos aprendem fazendo e a metodologia experiencial é muito eficaz quando a empresa precisa de resultados rápidos. Neste tipo de treinamento, os líderes são colocados em situações nas quais precisam lidar com o desconhecido e tomar decisões fora da sua zona de competência reconhecida. Mas atenção: algumas empresas cometem o erro de contratar atividades recreativas que nada dizem a seus gestores, esquecendo que as dinâmicas e vivências precisam gerar aprendizado.
Fique atento:
O fato de escolher treinamentos curtos, que sejam capazes de entregar resultados rápidos, não exime a responsabilidade da empresa de investir um bom tempo no planejamento destas iniciativas. Mesmo que simples e demandando pouco tempo dos líderes participantes, para serem eficazes precisarão de uma equipe interna afinada ou então uma consultoria externa com sensibilidade para compreender as principais necessidades de capacitação dos líderes no curto prazo.
Que tal colocar a mão na massa e começar a se planejar?