Blog

Use games para desenvolver o potencial dos seus líderes

Técnica é lúdica e eficaz para incentivar comportamentos, treinar processos, resolver problemas práticos do dia a dia e/ou melhorar o desempenho de uma equipe
Os jogos corporativos são uma metodologia eficaz para estimular os líderes a se arriscarem e vivenciarem, na prática, um pouco da rotina de trabalho

Vamos ser honestos…nenhum profissional gosta de passar horas sentado numa sala fechada, ao lado dos colegas, apenas ouvindo o que um consultor ou gestor mais experiente tem a dizer sobre liderança. O Programa de Desenvolvimento de Líderes da sua empresa não deve se resumir apenas a aulas cansativas sobre o tema. A teoria pode ser trabalhada de forma dinâmica e prática. Hoje, vamos falar de uma ferramenta muito interessante para ser usada nos treinamentos: os games, ou jogos, no bom português.

Talvez você esteja se perguntando: vou investir tempo e dinheiro da minha companhia para que os colaboradores se divirtam com “brincadeiras de adolescente”? Não, não é nada disso.

Na linguagem corporativa, chamamos de Gamificação a metodologia de aplicar jogos no processo de aprendizagem com o propósito de incentivar comportamentos, treinar processos, resolver problemas práticos do dia a dia e/ou melhorar o desempenho de uma equipe. Técnica lúdica e eficaz, especialmente quando precisamos estimular os líderes a se arriscarem e vivenciarem, na prática, um pouco da rotina de trabalho.

Os jogos de empresas, assim, permitem que os colaboradores simulem situações próximas à realidade do seu dia a dia e tomem decisões de impacto sem grandes riscos. Afinal, estão inseridos num ambiente controlado no qual têm a possibilidade de falhar e continuar tentando, sem que suas atitudes provoquem prejuízos à organização.

Tipos de jogos

Um game corporativo de sucesso combina desafios, regras claras, suporte aos jogadores e feedback, para que os profissionais da sua empresa saibam onde estão acertando e os gaps que ainda precisam sanar.

Quando falamos em Gamificação, não estamos nos referindo apenas aos jogos virtuais, queridinhos dos nerds ou apaixonados por computação. Existem ótimos games corporativos do tipo, oferecidos por empresas especializadas, mas a atividade pode ser desenvolvida até mesmo com os mais conhecidos jogos de tabuleiro, como o xadrez, por exemplo.

Claro que a ideia não é despejar as peças sobre uma mesa e deixar seus líderes brincarem. É muito importante que exista um facilitador capacitado para orientar a vivência e que saiba extrair informações dos jogos e relacioná-las com a realidade da rotina organizacional. Caso contrário, todo o esforço de vocês se resumirá a um simples passatempo divertido.

Vantagens

Ao serem desafiados em jogos, os gestores em formação suprem parte da sua busca por feedback e reconhecimento, aprendem a trabalhar em equipe e ainda melhoram o seu nível de resiliência.

Outro grande benefício do uso dessa ferramenta é que ela ajuda os líderes a ganharem confiança no curto prazo, já que sua capacidade de tomar decisões é testada a todo momento e eles ainda podem refletir sobre seus erros e acertos num período relativamente curto. Por isso, quanto mais variáveis estiverem presentes no jogo escolhido, mais os participantes poderão aprender com a aplicação da metodologia.

Cuidado

Apesar dos inúmeros benefícios, a Gamificação pode se tornar vazia caso seja inserida no ambiente organizacional de maneira isolada. É essencial que os jogos façam parte de uma estratégia maior de aprendizado. Outro ponto importante é que as experiências adquiridas com o uso dos games estejam relacionadas ao dia a dia da rotina empresarial.

Que tal começar a aplicar essa ferramenta com seus líderes?

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?