Quais competências você considera importantes quando pensa em desenvolvimento de lideranças? Se a primeira coisa que passou pela sua cabeça foi “saber lidar com pessoas”, não deixe de ler este post até o fim.
É comum que as empresas foquem em treinamentos voltados para a gestão de pessoas quando precisam formar ou desenvolver seus líderes. Claro que saber se relacionar, administrar conflitos, orientar e desenvolver equipes são capacidades imprescindíveis para profissionais que ocupam cargos de liderança. Porém, existem outras competências não menos importantes para a formação de gestores de sucesso.
Por isso, ao planejar um programa de liderança completo para a sua empresa, leve em conta que você precisará trabalhar com pelo menos 4 eixos de competências: gestão de pessoas, gestão do desempenho, negócios e estratégia, e identidade corporativa.
Infelizmente, algumas companhias dão uma atenção especial às duas primeiras competências e deixam as duas últimas de lado. Mas não se engane: todas elas são extremamente importantes para o sucesso na formação ou desenvolvimento de um verdadeiro líder.
Vamos entender, então, o que são cada uma dessas competências e por que a falta delas fará com que, provavelmente, você fracasse no seu programa de desenvolvimento de líderes:
1) Gestão de pessoas
É a capacidade do líder de influenciar e impactar positivamente todos os indivíduos com os quais interage, desde os seus subordinados diretos, até superiores, pares, clientes e fornecedores. Aqui, é preciso trabalhar com seus gestores temas como liderança, comunicação assertiva, administração de conflitos, negociação, atendimento ao cliente, desenvolvimento de pessoas e trabalho em equipe, por exemplo. Atenção: se essa competência não for bem desenvolvida, é possível que você tenha dentro da sua empresa líderes odiados, os famosos “chefes”.
2) Gestão do desempenho
De nada adianta saber se relacionar se o seu líder não conhece o próprio papel e não sabe como colocar o trabalho em prática. Por isso, você também precisa ajudá-lo a desenvolver algumas competências que darão a ele o suporte necessário para “fazer acontecer” dentro da empresa. Capacidades de gerir o próprio tempo, gerenciar a rotina diária, planejar, organizar, gerir processos e mudanças são essenciais para um líder tático. Sem essas habilidades, seu gestor poderá ser muito bem intencionado, mas possivelmente não saberá como agir no curto, médio e longo prazo.
3) Negócios e estratégia
O seu líder precisa ter conhecimento do mercado no qual a empresa atua. Ele tem que entender como a organização ganha dinheiro, que caminho planejou seguir e quais as expectativas para o futuro. A boa notícia é que esse tipo de competência pode ser adquirida promovendo palestras internas com especialistas que já trabalham na própria companhia ou orientando-os a participarem de congressos, seminários e outros eventos do setor de atuação. Sem esse conhecimento, essa visão ampla e de longo prazo do negócio, o seu gestor não saberá o que fazer.
4) Identidade corporativa
Essa última competência está relacionada à capacidade dos seus líderes de compreender a cultura organizacional da empresa. É fundamental que a ideologia, os valores, a missão e o modelo de gestão da companhia estejam muito claros na cabeça dos gestores. Se não conhecerem bem a empresa em que trabalham, provavelmente você verá muitos deles chateados com a companhia simplesmente por não a entender e querer que ela seja algo que nunca será.
Mas, por onde começar?
A escolha do eixo de competência vai depender da necessidade de cada empresa. Se você não conseguir identificar a prioridade, busque a ajuda de uma consultoria externa. O importante é lembrar que, independente de qual eixo escolher para começar o seu programa de liderança, é recomendável desenvolver ações simultâneas que movimentem cada um deles.
De quais competências você sente falta hoje nos gestores da sua empresa?