Artigos

Como procurar um emprego

A maioria dos brasileiros fica grande parte de suas vidas procurando o “emprego dos seus sonhos”.

como-procurar-empregoA maioria dos brasileiros fica grande parte de suas vidas procurando o emprego dos seus sonhos. A boa notícia é que ele pode estar muito próximo de você: só falta percebê-lo. Como diria aquela velha esfinge: “Decifra-me ou devoro-te!”

É importante ressaltar que as melhores oportunidades estão aí fora, prontas para serem preenchidas por profissionais desejosos de transformar as coisas, cheios de ideais e idéias inovadoras…

Primeiramente, gostaria de enfatizar que é preciso estar consciente de que oferecer seu talento e suas habilidades para uma empresa é totalmente natural e comum. Não fique com vergonha ou qualquer outro sentimento de inferioridade, pois emprego não é favor, mas uma troca de serviço por dinheiro. Esta permuta ocorre porque assim como nós precisamos de emprego, os empregadores também necessitam do nosso trabalho para concretizar seus negócios.

É fundamental que você pense assim para que possa demonstrar autoconfiança, entusiasmo e desejo de vencer ao invés de passar uma imagem de derrotismo, falta de confiança e baixa estima que acaba por afastá-lo de excelentes oportunidades de emprego.

Abaixo estão algumas sugestões para o momento em que for procurar emprego:

Defina seu objetivo profissional. Não saia de casa sem saber que tipo de emprego você deseja, pois a probabilidade de não conseguir nenhum é muito grande. Para isto, analise suas competências, habilidades e experiência em determinado serviço para que esta decisão possa ser a mais correta possível. Responda às perguntas: “O que você quer fazer? Em que gostaria de trabalhar?”

Planeje. É preciso fazer um planejamento estratégico para a sua semana, para a sua vida, como se você fosse uma empresa. Crie uma planilha, coloque metas e prazos e deixe em local bem visível. Assim, você não perde o foco e mantém seu entusiasmo renovado.

Venda seu produto. No momento em que estamos procurando um emprego, estamos trabalhando. Trabalhando para nós mesmos. Lembre-se que o seu objetivo é encontrar um emprego. Para isto, analise: quais as vantagens do seu “produto”, quais os benefícios do “cliente” ao adquiri-lo, diferenciação quanto a concorrentes, design… é por aí!

Procure inteirar-se sobre a área escolhida. Pesquise bastante sua área de atuação e procure atualizar-se através de leituras (jornais, revistas, livros especializados, internet etc.) e cursos. É assim que se conquista uma enorme vantagem competitiva em comparação com outros candidatos.

Busque trabalho. A maioria das pessoas procura um emprego (13º salário, FGTS, estabilidade) e não um trabalho. Ainda há bons empregos disponíveis para excelentes profissionais, mas todos os grandes estudiosos afirmam que o emprego com carteira assinada está com seus dias contados. No Brasil, por exemplo, nós temos mais trabalhadores informais do que empregados com carteira assinada, e isto não vem de agora.

Não desapareça. Muitos bons profissionais simplesmente desaparecem quando estão desempregados com vergonha de encontrar amigos e pessoas com as quais convivia até bem pouco tempo. Além de descontrair um pouco e elevar sua auto-estima, o contato com estas pessoas abrirá horizontes e fará com que você seja sempre lembrado. Network é fundamental!

Pare de reclamar. Não fique pensando que todos estão contra você, que o Brasil é realmente uma droga, que os governantes não fazem nada… procure ser positivo e proativo. Não espere que os outros façam por você aquilo só você pode fazer. Ao invés de ficar em casa assistindo Sessão da Tarde, aproveite para continuar sua “peregrinação” confiante e mantendo o bom humor.

Aproveite para refletir. Analise sua carreira e procure encontrar os motivos que provocaram sua demissão, exclusão em um determinado processo seletivo ou insatisfação no emprego atual. Escreva seus pontos fortes e fracos em um rascunho de papel e crie uma estratégia para tornar-se mais empregável.

Não aceite qualquer coisa. Mesmo que está precisando de grana urgentemente evite aceitar um emprego que atente contra seus princípios éticos ou sua conduta pessoal. Também não fique passando de um emprego temporário para outro a cada dois meses, pois isto cria a imagem de um profissional “tapa-buracos” ou “totalmente dispensável”. Tenha tranqüilidade para escolher bem a atividade definitiva.

Pratique esportes. Estar desempregado é estressante, por isso procure fazer uma atividade física, manter-se em contato com a natureza e realizar atividades que lhe dêem prazer. O lazer vai ajudá-lo a manter um bom astral e os esportes conferirão o nível de entusiasmo necessário para o êxito em sua empreitada.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?