Mudanças de grande impacto costumam ser bastante desafiadoras, pois exigem a incorporação de valores, crenças e hábitos que batem de frente com aquilo que se faz até então. Não dá para promover uma “virada de chave” sendo a mesma pessoa de antes.
O que os gregos chamam de metanoia. Uma palavra que pode ser traduzida em português como mudança de pensamento ou transformação da mente e que, na esfera religiosa, muita gente intitula conversão de vida.
De tempos em tempos também precisamos operar metanoias na própria carreira. Qualquer profissional que insiste em fazer as coisas do mesmo jeito (com a justificativa de que “sempre foi assim” ou “continua dando certo”) acaba entrando em uma espiral decadente.
Alguns bons exemplos desse tipo de metanoia podem ser:
1) Mudança de profissão ou de empresa. A pessoa trabalha ao longo de anos em algo que não a satisfaz e, após uma profunda reflexão, decide seguir sua verdadeira paixão em uma área profissional muito diferente. Ou, então, aceita o convite para atuar em uma nova companhia depois de duas décadas no mesmo empregador.
2) Negócio próprio. O trabalhador toma a decisão de empreender saindo de uma posição confortável na qual tem um bom salário para estar à frente de uma microempresa promissora, mas que ainda está dando os primeiros passos no mercado.
3) Liderança. Um gerente que era bastante autoritário adota uma abordagem mais participativa e inspiradora com sua equipe em vez de continuar sendo o chefe centralizador e pouco acessível que o caracterizava há tempos.
4) Abertura a feedbacks. Um funcionário que costumava resistir a qualquer crítica sobre o seu trabalho melhora o desempenho a olhos vistos desde que passou a ouvir com atenção os comentários e recomendações de melhoria propostas pelo chefe, colegas, fornecedores e clientes.
5) Estilo de vida. Alguém que se dedicava exclusivamente ao trabalho percebe que a sua saúde e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal são necessários, revolucionando a rotina pessoal. E, por consequência, em vez de sedentarismo e má alimentação, incorpora a prática de esportes e uma dieta balanceada.
6) Retomada dos estudos. Depois de muitos anos, a pessoa volta à sala de aula com o entusiasmo juvenil de quem aprende coisas novas pela primeira vez e consciente de que essa foi a melhor decisão que poderia ter tomado em sua carreira.
E então, qual foi a sua última metanoia profissional? O que você passou a fazer de diferente nos últimos tempos que promoveu uma verdadeira “virada de chave” nos resultados? E a próxima metanoia, quando será?
Pense nisso!