Artigos

Incoerências que minam a sua liderança

Existem 8 comportamentos que você deve evitar a todo custo para não cair em descrédito

James Kouzes e Barry Posner são dois dos mais influentes pensadores sobre gestão das últimas décadas e, em várias de suas obras, defendem que a credibilidade é um dos principais trunfos de um líder. Contudo, eles também avisam que: “Em qualquer circunstância, a credibilidade constitui um dos atributos mais difíceis de adquirir e é também a mais frágil das qualidades humanas”.

E como a maior parte dos líderes costuma perder a sua credibilidade? Por meio de comportamentos incoerentes, que minam a confiança que os liderados depositam neles.

Pensando nisso, vou destacar logo abaixo as 8 fontes de incoerência que mais podem custar a sua credibilidade em qualquer papel de liderança que você exerça, seja no trabalho ou fora dele:

  • Dizer uma coisa e fazer outra.
    Quando um líder prega valores como honestidade, integridade ou trabalho em equipe e depois age do jeito contrário ao seu discurso gera um descrédito que coloca em xeque até mesmo as coisas boas que ele faz.
  • Ter seus “preferidos” na equipe.
    Se os liderados percebem que alguns membros da equipe recebem tratamento preferencial, enquanto outros são tratados de forma mais rigorosa, o líder acaba mostrando que não está comprometido com a imparcialidade e a equidade, elementos fundamentais para uma boa liderança.
  • Mudar constantemente de opinião.
    Esse comportamento provoca confusão e insegurança na equipe, que espera clareza e consistência por parte do seu líder. Se você fica alterando o seu posicionamento a toda hora, é inevitável que as pessoas comecem a questionar a sua competência e confiabilidade.
  • Não admitir os próprios erros.
    Os liderados respeitam líderes que são capazes de reconhecer quando cometem equívocos e se mostram abertos a aprender e a melhorar. É por isso que, ao se recusar a admitir seus erros, tentar encobri-los ou atribuí-los a outros, as pessoas colocam em dúvida o seu caráter.
  • Não cumprir prazos ou compromissos.
    A falta de pontualidade do líder em dar conta de suas responsabilidades é outro problema gravíssimo, pois quando alguém da sua equipe atrasa a entrega de qualquer tipo de tarefa ele não tem autoridade moral para cobrar a pessoa.
  • Falar mal de outros membros da equipe.
    Os liderados esperam que seus líderes sejam respeitosos com todas as pessoas e quando percebem que ele está envolvido em fofocas ou conversas maledicentes costumam ficar com o pé atrás.
  • Fazer promessas que não é capaz de cumprir.
    Infelizmente, na empolgação, muitos líderes acabam dizendo coisas que geram expectativas nos liderados sem que ele tenha condição de realizá-las depois. E, é claro, fatalmente caem em descrédito.
  • Revelar segredos de terceiros.
    Por confiarem em seu líder, muitas pessoas trazem informações confidenciais ou de foro íntimo que esperam que não sejam tornadas públicas. Mas mesmo sabendo disso, tem líder língua solta que sai contando as confidências pra todo mundo.

E então, refletindo a respeito, você tem sido um líder coerente? Como todos já sabemos há muito tempo, o maior facilitador de uma liderança eficaz é o seu bom exemplo.

Ouça a entrevista sobre esse mesmo assunto que fizemos na coluna da rádio CBN:

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?