Foco do cliente ou foco no cliente?
Entretanto, até alguns anos atrás quase ninguém dava bola para este tipo de análise, pois o poder de decisão estava concentrado nas mãos dos…
A geração videogame
Dias atrás estava ministrando um curso para líderes operacionais de uma indústria e fui surpreendido pelo jovem participante que ao longo das dinâmicas de…
Tenha e mantenha o foco
Em seu livro Foco, o psicólogo americano Daniel Goleman aborda os benefícios que a atenção concentrada traz para os indivíduos. Mais: segundo ele, a…
A importância dos rituais de passagem
Ao ouvir a palavra ritual é comum já lembrarmos das tribos indígenas e suas celebrações marcantes e muitas vezes dolorosas, como ocorre com a…
Os desafios da educação corporativa no Brasil
O cenário de instabilidade econômica no país reforçou a discussão de assuntos que sempre estiveram presentes na pauta dos empresários, como a busca incessante…
As empresas não conhecem seus colaboradores de verdade
Entrar no trabalho às 8h da manhã e sair de lá às 18h, com uma breve pausa para o almoço. Esta é a rotina…
Por que as empresas perdem clientes?
Quando se discute a perda de clientes é comum associá-la ao mau atendimento prestado pelas empresas e realmente este é um dos principais motivos…
Os desafios do líder recém-promovido
Muitos tenistas profissionais já passaram pela situação de absorverem determinados movimentos tão bem que o corpo praticamente os realiza de modo automático. Num primeiro…
Como as empresas encaram a alta rotatividade de pessoal?
Uma recente pesquisa conduzida no país revelou que 80% dos trabalhadores querem mudar de emprego em 2014. Destes, 73% já estão procurando uma nova…
Vale a pena contratar um estagiário?
Quando o assunto é contratar ou não estagiários, encontramos visões diferentes que orientam as empresas hoje em dia. Enquanto algumas delas desdenham dos benefícios…