Artigos

Liderança inspiradora não é conto de fadas

O verdadeiro líder inspira com coerência, coragem e propósito, não com um discurso vazio.

Liderança inspiradora não é conto de fadasQuando falamos em liderança inspiradora, muita gente logo imagina um “gestor príncipe encantado”, que resolve tudo com carisma, frases motivacionais e um discurso arrebatador. Visão distorcida e perigosa, que vincula o conceito de inspiração a algo mágico ou messiânico e, consequentemente, quase inalcançável.

Porém, inspiração tem muito mais a ver com comportamento do que frases prontas. Uma pesquisa da Harvard Business Review com mais de 14 mil profissionais revelou que os líderes que mais inspiram não são necessariamente os mais simpáticos ou comunicativos e sim aqueles que transmitem clareza de propósito, coerência entre discurso e prática e se mostram confiáveis nos momentos difíceis.

É nesse ponto que se desfaz o mito. Inspirar não é ser perfeito, mas mostrar humanidade e firmeza ao mesmo tempo. É admitir vulnerabilidades sem perder a direção. É tomar decisões impopulares e comunicá-las às pessoas com transparência.

Exemplos não faltam: Nelson Mandela pela integridade, Steve Jobs pela visão, Ayrton Senna pela determinação inabalável, Abílio Diniz pela capacidade de reinvenção e de formar líderes. Cada um, à sua maneira, mostrou que inspiração não é carisma vazio e sim consistência em ação.

Em Empresas Feitas para Vencer, o consultor norte-americano Jim Collins o chamou de “líder nível 5”, descrevendo que inspirador é quem conquista as pessoas pelo exemplo, coloca o “nós” acima do “eu”, é obstinado em provocar impacto de longo prazo e se mostra acessível.

Portanto, você é inspirador quando consegue mobilizar pessoas em meio às incertezas, aponta um futuro possível em meio ao caos e, ao mesmo tempo, caminha junto com elas enquanto se dirigem ao cume da montanha. Não é ser um “gestor fofinho” ou alguém expert em contar histórias motivacionais.

“As pessoas não compram o que você faz, compram o porquê você faz”.                      Simon Sinek 

Isso dá um trabalho e tanto, mas os frutos compensam. Um outro estudo, desta vez da consultoria Zenger Folkman, sinalizou que colaboradores que se dizem inspirados por seus líderes têm 125% mais chance de superar metas em comparação aos que não se sentem inspirados.

Ou seja, estamos falando de líderes que promovem o alto desempenho, fazendo com que os liderados cheguem muito mais longe do que acreditavam ser possível. Algo que exige coragem, consistência e clareza da sua parte, pois despertar o potencial do outro quase sempre é uma tarefa árdua.

Liderança inspiradora não tem nada de conto de fadas. Ela se sustenta na disciplina de construir credibilidade e em gerar ressonância emocional suficiente para que as pessoas se comprometam a dar mais de si quando estão ao seu lado.

Como disse Simon Sinek, “as pessoas não compram o que você faz, compram o porquê você faz”. Inspirar é, antes de tudo, deixar claro esse “porquê” e vivê-lo todos os dias.

banner caput

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Icone Branco Caput Consultoria

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?