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O departamento de Recursos Humanos (RH) geralmente é o principal articulador interno das diversas iniciativas que uma empresa adota para formação e desenvolvimento das lideranças. Porém, não pode exercer este papel sozinho, pois a capacitação de gestores não é uma responsabilidade solitária do RH e sim de todas as áreas funcionais.
O questionamento de muitas pessoas é o seguinte: onde é que entra o RH num programa de liderança?
Antes de mais nada, o levantamento das necessidades de treinamento e a concepção do plano a ser executado precisam ser conduzidas por gente que tenha experiência em Treinamento & Desenvolvimento (ou seja, que atue com RH há algum tempo), pois todo processo de capacitação bem-sucedido começa com um diagnóstico bem feito e soluções que realmente deem conta dos gaps existentes. Este trabalho envolve questões, como:
- Definição do público-alvo – Quem será treinado? Apenas líderes formais ou também quem apresenta potencial para ocupar posições de gestão no futuro? Líderes de todos os níveis (estratégico, tático e operacional) ou apenas de algum deles?
- Temas abordados – Quais as competências e habilidades que precisam ser trabalhadas nos módulos de treinamento?
- Periodicidade dos encontros – Serão eventos isolados ou haverá um programa de capacitação continuado de verdade, como manda o bom manual de desenvolvimento de líderes?
- Metodologia empregada – Além de cursos em sala, o que mais vocês estão pensando realizar para que as pessoas se tornem líderes que fazem acontecer?
- Professores, mentores e consultores – Os facilitadores serão pessoas que já trabalham na empresa e/ou haverá a contratação de uma consultoria externa?
Retomando a discussão que iniciamos no primeiro parágrafo, muitas vezes o RH se equivoca em relação ao seu papel e isso prejudica o sucesso dos treinamentos internos. Quando o programa de desenvolvimento de líderes é visto como uma iniciativa do departamento, quase todo mundo da empresa tende a achar que, contribuindo para seu sucesso, estará apenas “ajudando o RH”. O engajamento e impacto das iniciativas, portanto, acaba sendo muito menor.
Por isso a importância de deixar bem claro aos colaboradores e às principais lideranças das áreas que o desenvolvimento de líderes é uma estratégia corporativa, com o envolvimento do RH no processo de planejamento e coordenação das ações.
Resumindo: o departamento de Recursos Humanos tem o papel de difundir o conhecimento sobre liderança por toda a companhia e articular a condução dos trabalhos, porém, erra quando decide assumir para si a alcunha de “dono” do programa.
E não podemos deixar de lembrar que a missão do RH também passa por acompanhar cada evento para aferir seu impacto, analisar como as pessoas estão reagindo ao trabalho como um todo e avaliar os resultados obtidos.
Por isso mesmo é comum que o departamento seja convidado para corrigir determinados desvios ou repensar o escopo quando as coisas não acontecem dentro do esperado ou se o cenário simplesmente muda e a empresa precisa reagir a ele no curto prazo.
Como o RH da sua empresa tem atuado no processo de formação de líderes?