Se você prestar atenção na forma como as pessoas bem-sucedidas se comunicam perceberá que elas geralmente apresentam algo em comum: são adeptas de uma linguagem positiva. Evitam o “não”, “infelizmente”, “de jeito nenhum” e inúmeras outras expressões de cunho negativo.
Aliás, sempre que quiser conhecer alguém de verdade, observe como a pessoa escreve ou fala. A forma como ela se comunica revela muito sobre sua visão de mundo e o que pensa daqueles que estão ao seu redor.
Existe uma conhecida frase atribuída a Mahatma Gandhi que ensina: “Nossas crenças se transformam em pensamentos, os pensamentos em palavras, as palavras se tornam ações e estas ações repetidas se tornam hábitos. E estes hábitos formam nossos valores e nossos valores determinam nosso destino”.
Sim, aquilo que sai da sua boca, caneta ou teclado tem grandes chances de se tornar realidade, pois o cérebro aprende construindo imagens mentais daquilo que seus olhos veem e seus ouvidos escutam. Por isso, quando você costuma dizer a si mesmo que é um Zé Ninguém, o cérebro faz de tudo para comprovar que realmente é incapaz. E o contrário também é verdadeiro.
Vinte anos atrás, o professor de neurologia David Snowdon desenvolveu um estudo em um convento religioso de Minnesota (EUA) com 678 freiras, buscando descobrir algumas causas do Mal de Alzheimer e, sem querer, encontrou outra coisa. Segundo ele, as 180 freiras que tinham por hábito expressar sentimentos positivos viviam sete anos mais do que as outras que se comunicavam negativamente.
Até mesmo na hora em que precisamos dar uma notícia ruim, existe pelo menos uma forma positiva e outra negativa de nos expressarmos. Qual geralmente você prefere? E quando vai elogiar alguém? Foca em compartilhar o feedback positivo ou trinta segundos depois já solta um “…mas”, prenunciando críticas inoportunas que ocuparão os próximos minutos da sua fala?
No quadro abaixo, seguem alguns exemplos de cada tipo de linguagem, para ficar claro como elas se apresentam na prática:
Em vez de… | Prefira… |
Problema | Desafio |
Culpado | Responsável |
Não se preocupe! | Fique tranquilo! |
Não falte | Compareça |
Desculpe pelo atraso | Obrigado por aguardar |
Você fez errado | Faça desse outro modo |
Isso eu não posso fazer! | Posso fazer de outra forma? |
Não esqueça | Lembre-se |
Está tudo errado! | Tem algo que podemos melhorar |
Não gosto de… | Prefiro |
Por fim, algumas dicas pontuais:
— Comece a prestar atenção naquilo que você diz e escreve. Este é o primeiro passo para substituir qualquer termo inadequado.
— Analise se o conteúdo da sua fala ou texto expressa o que você quer que o interlocutor absorva.
— Deixe o “não” de lado, sempre que possível.
— Quando for orientar alguém, em vez de dizer o que você não quer que a pessoa faça, o melhor é falar o que precisa ser feito.
E é claro, evite passar muito tempo com pessoas que enxergam o mundo de modo exageradamente negativo. O pessimismo é contagiante.