Artigos

O tripé estratégia, cultura e liderança

Empresas de sucesso duradouro geralmente são aquelas que cuidam bem destes três pilares de gestão

Apenas 1% das empresas brasileiras alcançam os seus 30 anos de vida. Um dado alarmante, mas compreensível, pois quatro de cada cinco novos negócios continuam a falir já nos cinco primeiros anos de existência.

Mas, o que será que essas companhias que estão no seleto grupo que permanece no mercado depois de tanto tempo fazem de especial? Se você analisar a fundo verá que elas cuidam de um tripé crítico para o sucesso sustentável de qualquer empreendimento: estratégiacultura e liderança.

E como saber se a sua empresa realmente está indo pelo mesmo bom caminho?

Companhias que gerenciam a sua estratégia têm clareza sobre quem são e quais as dores dos clientes que buscam atender, contam com um portfólio de soluções que realmente supre as necessidades do seu mercado e ainda é fácil enxergarmos como se diferenciam da concorrência. Ou seja, elas sabem muito bem aonde querem chegar e têm um bom plano de ação.

Além disso, costumam dar atenção especial à cultura. Elas se orientam por um conjunto de princípios, valores, normas e práticas de gestão que fazem com que todo mundo que trabalha ali dentro saiba o que é certo e o que não é. Afinal, relembrando Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. Ideias incríveis costumam não sobreviver à agenda oculta não combatida.

 “A cultura come a estratégia no café da manhã”.
Peter Drucker, escritor e professor austríaco

E, não menos importante, essas empresas se preocupam com liderança. Você percebe um nível de responsabilização pessoal e protagonismo acima da média, pois as pessoas que lá trabalham têm postura de líder mesmo quando não ocupam uma posição forma de gestão. Valoriza-se a resolução dos problemas em vez do vitimismo, a busca por alternativas em vez de desculpas manjadas.

Por isso, a partir de agora, fique atento a alguns indicadores:

  • Uma empresa com uma boa estratégia é aquela que define claramente seus objetivos e metas, consegue ser ágil para lidar com as mudanças exigidas pelo mercado, monitora e avalia regularmente seu desempenho e ainda faz escolhas que surpreendem a concorrência.
  • Uma empresa que cuida da sua cultura é aquela que tem um discurso alinhado à prática, valoriza a transparência, a colaboração, a inovação e o alcance de resultados. A organização reconhece e recompensa o desempenho excepcional e não tolera transgressões àquilo que foi combinado.
  • Uma empresa com liderança é inspiradora, comunica a visão de forma convincente, conta com pessoas que apreciam desafios e aceitam o desconforto, não é hierarquizada e estimula a linha de frente a fazer o que é necessário para proporcionar uma boa experiência aos seus clientes.

O sucesso sustentável de uma empresa é o resultado da intersecção harmoniosa entre uma estratégia sólida, uma liderança que é capaz de promover as transformações que o negócio necessita e uma cultura organizacional vibrante. Quando esses elementos são gerenciados e trabalham de forma complementar, a empresa tem tudo para enfrentar os desafios do mercado e prosperar a longo prazo.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?