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O tripé estratégia, cultura e liderança

Empresas de sucesso duradouro geralmente são aquelas que cuidam bem destes três pilares de gestão

Apenas 1% das empresas brasileiras alcançam os seus 30 anos de vida. Um dado alarmante, mas compreensível, pois quatro de cada cinco novos negócios continuam a falir já nos cinco primeiros anos de existência.

Mas, o que será que essas companhias que estão no seleto grupo que permanece no mercado depois de tanto tempo fazem de especial? Se você analisar a fundo verá que elas cuidam de um tripé crítico para o sucesso sustentável de qualquer empreendimento: estratégiacultura e liderança.

E como saber se a sua empresa realmente está indo pelo mesmo bom caminho?

Companhias que gerenciam a sua estratégia têm clareza sobre quem são e quais as dores dos clientes que buscam atender, contam com um portfólio de soluções que realmente supre as necessidades do seu mercado e ainda é fácil enxergarmos como se diferenciam da concorrência. Ou seja, elas sabem muito bem aonde querem chegar e têm um bom plano de ação.

Além disso, costumam dar atenção especial à cultura. Elas se orientam por um conjunto de princípios, valores, normas e práticas de gestão que fazem com que todo mundo que trabalha ali dentro saiba o que é certo e o que não é. Afinal, relembrando Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café da manhã”. Ideias incríveis costumam não sobreviver à agenda oculta não combatida.

 “A cultura come a estratégia no café da manhã”.
Peter Drucker, escritor e professor austríaco

E, não menos importante, essas empresas se preocupam com liderança. Você percebe um nível de responsabilização pessoal e protagonismo acima da média, pois as pessoas que lá trabalham têm postura de líder mesmo quando não ocupam uma posição forma de gestão. Valoriza-se a resolução dos problemas em vez do vitimismo, a busca por alternativas em vez de desculpas manjadas.

Por isso, a partir de agora, fique atento a alguns indicadores:

  • Uma empresa com uma boa estratégia é aquela que define claramente seus objetivos e metas, consegue ser ágil para lidar com as mudanças exigidas pelo mercado, monitora e avalia regularmente seu desempenho e ainda faz escolhas que surpreendem a concorrência.
  • Uma empresa que cuida da sua cultura é aquela que tem um discurso alinhado à prática, valoriza a transparência, a colaboração, a inovação e o alcance de resultados. A organização reconhece e recompensa o desempenho excepcional e não tolera transgressões àquilo que foi combinado.
  • Uma empresa com liderança é inspiradora, comunica a visão de forma convincente, conta com pessoas que apreciam desafios e aceitam o desconforto, não é hierarquizada e estimula a linha de frente a fazer o que é necessário para proporcionar uma boa experiência aos seus clientes.

O sucesso sustentável de uma empresa é o resultado da intersecção harmoniosa entre uma estratégia sólida, uma liderança que é capaz de promover as transformações que o negócio necessita e uma cultura organizacional vibrante. Quando esses elementos são gerenciados e trabalham de forma complementar, a empresa tem tudo para enfrentar os desafios do mercado e prosperar a longo prazo.

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