Artigos

Os três tipos de amigos no trabalho

Aristóteles, no clássico Ética a Nicômaco, classificou as amizades em três tipos: utilidade, prazer e virtude. E embora suas reflexões tenham sido escritas séculos atrás, permanecem atuais, especialmente no mundo do trabalho.

Amigos úteis são os colegas com quem nos conectamos por conveniência ou necessidade – o conhecido networking. Portanto, a relação é funcional, na qual pessoas colaboram umas com as outras em decorrência de interesses mútuos ou benefícios práticos.

Pense, por exemplo, na interação entre um analista financeiro e o time de vendas. Eles não precisam ser próximos, mas dependem um do outro para que os números sejam fechados corretamente. Assim, manter um bom relacionamento com os “amigos necessários” não significa aprofundar laços e sim ser cordial e respeitoso, além de evitar atritos bobos.

Já os amigos de prazer são aqueles colegas que tornam o seu dia a dia de trabalho mais leve e divertido. Você gosta da companhia deles, pois ajudam a aliviar o estresse, escutam com interesse aquilo que tem a dizer e ainda dão apoio emocional nas horas difíceis. Em resumo: você não interage com eles apenas por obrigação.

É o caso daquele colega com quem você almoça regularmente e trata de assuntos que vão além do trabalho. Apesar da relação parecer informal, um estudo da Gallup revelou que colaboradores com amigos íntimos na empresa são 50% mais propensos ao alto engajamento e produtividade.

Amigos de virtude compõem o nível mais elevado de amizade, segundo Aristóteles. Aqueles parceiros estratégicos com quem você compartilha valores, sonhos e objetivos de longo prazo, como acontece com mentores ou colegas que o desafiam a crescer e com quem você constrói algo maior.

Um exemplo prático seria um profissional em início de carreira que encontra no líder direto alguém disposto a orientá-lo e motivá-lo a se tornar um profissional ou ser humano melhor. Consequentemente, é o tipo de amizade que transcende o ambiente profissional e, por isso mesmo, é mais rara e profunda.

Os papéis de cada tipo de amigo

No ambiente corporativo, cada amizade tem seu papel. Os amigos de utilidade garantem que o trabalho flua; os de prazer tornam o dia a dia mais leve e colaborativo; e os de virtude inspiram seu desenvolvimento.

Reconhecer e valorizar quem compõe cada um desses três tipos de amigos em sua vida é importantíssimo. Afinal, são eles que o ajudam a navegar pelos desafios profissionais, encontrar propósito no trabalho e, acima de tudo, lembrar que você não está sozinho.

Como disse C.S. Lewis:

A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra: ‘O quê? Você também? Achei que fosse só eu’”.

E é essa conexão autêntica que nos lembra que o sucesso não é apenas sobre conquistas individuais e sim sobre as pessoas que caminham ao nosso lado, tornando a jornada mais significativa.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Como podemos te ajudar?
    Olá, tudo bem? Sou a Paula.
    Como posso te ajudar?