
Recentemente, um funcionário da área de RH de uma empresa que fica em Campo Grande (MS) perdeu seu emprego após publicar uma série de vídeos em que debochava dos currículos enviados para análise. Ao postar o conteúdo nas redes sociais, o rapaz expôs os candidatos, a companhia em que atuava e ele mesmo.
Ainda hoje em dia muita gente ignora que tudo aquilo que publica deixa “pegadas digitais”. E, ao contrário das pegadas físicas, os rastros deixados no ambiente virtual são praticamente eternos. Mesmo que você delete um vídeo sem-noção cinco minutos depois, o conteúdo já pode ter sido salvo por alguém, compartilhado e, até mesmo, se tornado um viral.
As empresas estão de olho
Plataformas como LinkedIn e Facebook têm sido cada vez mais utilizadas para avaliar o comportamento de profissionais antes mesmo da contratação. Dessa forma, as companhias são capazes de confrontar aquilo que o candidato apresenta com os valores propostos por ela.
Essa investigação minuciosa permite às organizações avaliar como o indivíduo é, o que ele pensa, como se comporta fora do trabalho e, especialmente, se é uma bomba-relógio para a imagem da empresa no futuro.
Quando pergunto aos recrutadores o que cria pegadas digitais com grande potencial de dano, eles costumam comentar três coisas:
– Falta de visão de longo prazo. Os seus posts de hoje ficarão registrados para sempre e, a qualquer momento, alguém pode desenterrar um material comprometedor. Então, antes de publicar um conteúdo polêmico, avalie: “Como isso pode me prejudicar daqui a alguns anos?”
– Discurso de ódio. Você não ganha nada emitindo opiniões preconceituosas ou hostis. Por isso, cuidado com as palavras ao rebater opiniões alheias que são diferentes daquilo que pensa. Isto é, não fira os limites do bom-senso.
– Fotos e vídeos comprometedores. Muita gente que busca informações sobre você não o conhece profundamente e aquele registro que um amigo fez quando estava bêbado num churrasco e foi publicado no Face danifica a sua imagem sim.
Pontos positivos
Em contrapartida, as pegadas digitais também podem fortalecê-lo profissionalmente. Se o conteúdo que você publica nas redes for útil a outras pessoas, por exemplo, não tenha dúvida de que vai construir a reputação de um profissional confiável aos olhos de quem o acompanha.
Também percebo que algumas pessoas conseguem manter um diálogo respeitoso na web com quem pensa diferente delas e essa capacidade de serem conciliadoras demonstra uma competência muito valorizada no mundo corporativo.
Desejo que as suas pegadas digitais registrem e reflitam as coisas boas que existem em você, que represente a sua personalidade e, principalmente, que estimule as pessoas a seguirem os passos que tem trilhado. Se você conquistar seguidores que se inspirem em seus pensamentos e ações, saiba que está no caminho certo.