Blog

5 filmes que seus líderes precisam ver

Separamos algumas dicas de longas baseados em histórias reais e inspiradoras para você trabalhar diversos temas de liderança com seus gestores; confira

Já fizemos um post específico para ensinar a sua empresa como trabalhar filmes em treinamentos de liderança. Agora, trouxemos dicas de longas que você pode incluir nos seus programas de desenvolvimento. São 5 filmes que seus líderes precisam ver. Todos são baseados em histórias reais e inspiradoras que, apesar de não se passarem dentro de organizações, trazem muitos ensinamentos para todo tipo de negócio. É muito provável que a maioria das sugestões já tenha sido vista por seus gestores como entretenimento. A proposta, portanto, é revê-las e estudá-las sob a ótica da liderança.

Anote aí:

invictus

Invictus – Morgan Freeman interpreta o recém-eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Naquela época, o país ainda era racista e bastante dividido por causa do Apartheid. Por isso, Mandela decidiu tentar unir a população pelo esporte e aproveitou a Copa do Mundo de Rúgbi, que seria realizada pela primeira vez no país. Para atingir o objetivo, chamou o capitão da equipe sul-africana, François Pienaar, interpretado por Matt Damon, e incentivou-o a levar a seleção nacional à conquista do título do campeonato. Reflexão: o filme ajuda a entender como atua um líder inspirador e também aborda o trabalho de coaching, já que Mandela precisa fazer acontecer tudo por meio de outra pessoa.

coach carter

Coach Carter A história se passa em Richmond, na Califórnia, no ano de 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson) aceita ser o técnico de basquete da sua antiga escola, que fica em uma área pobre da cidade. Porém, para a surpresa dos estudantes, ele impõe um rígido regime e só permite a participação de alunos que tenham comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e boas notas em todas as matérias. Sob essas duras regras, o time acaba se tornando imbatível. Porém, quando o comportamento dos atletas fica muito abaixo do desejável e o técnico descobre que eles estão com desempenho fraco na escola, Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade. Reflexão: o filme é indicado para trabalhar o tema Liderança Situacional e mostra claramente como um bom gestor alterna seu estilo de liderar de acordo com o nível de maturidade das pessoas.

resgate-do-soldado-ryan

O resgate do soldado Ryan O longa de Steven Spielberg se passa em 1944. Ao desembarcar na Normandia, em 6 de junho, o capitão Miller, interpretado por Tom Hanks, recebe a missão de comandar um grupo para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos. Os outros três já haviam morrido em combate. O grupo precisava procurar o colega e garantir o seu retorno com vida para casa. Reflexão: o filme aborda a importância de ter um propósito claro e, apesar das dificuldades, continuar firme nele, ou seja: “missão dada, missão cumprida”. A história também mostra que todo líder é responsável por tomar decisões difíceis em situações-limite.

Apollo-13

Appolo 13 – Do desastre ao triunfo A história é sobre três astronautas americanos que partem para uma missão à Lua, mas acabam surpreendidos com uma explosão. Para sobreviver, precisam voltar rapidamente à Terra, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. O problema é que este retorno pode danificar a nave, já que existe o risco de ela não suportar o imenso calor ao voltar para a órbita terrestre. Reflexão: o filme explica como tomar decisões num ambiente repleto de incertezas, já que os astronautas precisam fazer escolhas extremamente difíceis e que vão definir se continuarão vivos ou morrer.

duelo-de-titas

Duelo de Titãs Neste drama, Denzel Washington interpreta Herman Boone, um técnico de futebol americano contratado para comandar os Titans, um time universitário dividido pelo racismo. Durante o trabalho, Boone sofre preconceito tanto dos atletas como de outros treinadores por ser negro. Mas, aos poucos, ele acaba conquistando o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para a equipe e a pequena cidade em que vive. Reflexão: este filme também ensina como é importante desenvolver estilos de liderança para cada contexto e tipos de liderados. Em determinados momentos, o técnico precisa ser rigoroso e até agressivo; em outros, age como paternalista. Ao colocar as pessoas certas do seu lado e mesclar a equipe entre negros e brancos, o treinador faz com eles aprendam a viver e respeitar uns aos outros e conquista a confiança de todos.

Com essa lista de filmes em mãos já dá para começar a planejar a próxima sessão de cinema para os seus gestores. Só não esqueça de estudar bastante os temas que serão discutidos e de criar um clima bacana para aplicar o treinamento. Agora, mãos à obra!

** Para descrever as histórias dos filmes, utilizamos informações disponíveis nas sinopses do site Adoro Cinema.

Que outras dicas você gostaria de ver aqui no blog? Escreva pra gente no campo de comentários!

 

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?