A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
Crie novos mercados e torne a concorrência irrelevante no seu negócio pondo em prática a estratégia do oceano azul.
Atualmente, o termo estratégia está tão difundido no meio empresarial que não é difícil encontrarmos pessoas que confiram os mais diferentes significados. Um dos autores mais respeitados na área ainda é o canadense Henry Mintzberg, autor de obras como Sáfari de Estratégia (Ed. Bookman), que defende: “Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequências de ações de uma organização em um todo coerente”.
Partindo deste princípio, gostaríamos de destacar uma lógica de forma inversa à do pensamento tradicional, que foi apresentada no consagrado livro A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, publicado no Brasil pela Ed. Campus em 2005.
A ideia básica do livro é: se na maioria dos modelos estratégicos utilizados o foco está voltado à obtenção de vantagens competitivas a fim de superar a concorrência, os autores sugerem que a decisão mais sensata a partir de agora é tornar a competição irrelevante pela criação de oportunidade em mercado onde existam novas necessidades ainda não atendidas (oceano azul) e, portanto, distantes das arenas.
Baixe esse material e entenda a diferença entre essas duas perspectivas: OCEANO VERMELHO / OCEANO AZUL