Artigos

Lições bíblicas de liderança

Na Bíblia Sagrada existem inúmeras passagens que nos ensinam a desenvolver competências e virtudes centrais no papel de líder.

Como muitas pessoas me solicitam sugestões de bons livros de liderança, com o passar do tempo aprendi que a melhor coisa a fazer nessas horas é indicar obras que estejam no mercado há pelo menos dez anos. Afinal de contas, nenhum livro sobrevive tanto tempo no catálogo de uma editora sem ser relevante.

E nessa categoria de livros atemporais sobre liderança também precisamos considerar a Bíblia Sagrada. Tanto no Velho quanto no Novo Testamento existem inúmeras passagens que nos ensinam a desenvolver competências e virtudes centrais no papel de líder.

Alguns versículos que, a meu ver, merecem destaque são estes:

  • Sobre a importância de reconhecermos o trabalho feito pelos liderados: “Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou” (Êxodo 39,43).
  • Quanto à importância de contarmos com outras pessoas na hora de cumprirmos grandes desafios: “E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos” (Deuteronômio 1,9).
  • Com relação à necessidade de buscarmos uma sólida rede de apoio: “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam” (Provérbios 15,22).
  • Se o que precisamos saber é lidar com situações de desconforto: “Mas, sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado” (2 Crônicas 15,7).
  • Quanto ao dever de dominarmos o nosso ego, sempre que possível: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2, 3).
  • A Bíblia destaca até mesmo o valor de sermos líderes coerentes: “E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também” (Lucas 6,31).
  • Hoje você escuta que precisa dar um bom exemplo, não é verdade?: “E o que de mim, entre muitas testemunhas ouvistes, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros” (2 Timóteo 2,2).
  • Líderes com grandeza também sabem se portar como bons liderados, segundo a Palavra: “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior” (1 Pedro 2,13).
  • Sobre como engajar pessoas e inspirá-las a entregar o melhor. “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto” (1 Pedro 5,2).
  • E a virtude de valorizarmos o trabalho de outros líderes: “Agora pedimos a vocês, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham. Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros” (1 Tessalonicenses 5,12-13).

Belos ensinamentos, não é verdade? E se você prestou bastante atenção às citações, nenhuma delas trata de passagens envolvendo Jesus Cristo, o maior líder de todos os tempos. Não foi um descuido, caro leitor. Vamos conversar sobre a liderança d’Ele nas próximas semanas.

Wellington Moreira

Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Como desenvolver líderes de verdade” (Ed. Ideias e Letras), “Líder tático” e “O gerente intermediário” (ambos Ed. Qualitymark).

Veja mais conteúdos

Nossos serviços

Fale com um
especialista
agora mesmo!

Pronto para impulsionar sua Liderança?

Open chat
Como podemos te ajudar?
Olá, tudo bem? Sou o Ricardo.
Como posso te ajudar?