O dilema entre “pedir desculpas ou pedir permissão” reflete uma questão fundamental sobre como os profissionais lidam com riscos, assumem responsabilidades e se posicionam diante de desafios e oportunidades. De um lado, estão aqueles que preferem agir rapidamente, assumindo os riscos envolvidos; de outro, os que esperam aprovação formal antes de operar.
Aqueles que “pedem desculpas” são geralmente mais proativos e orientados para resultados. Eles têm a tendência de enxergar além do óbvio e de transformar ideias em ação, muitas vezes sem esperar autorização. Esse perfil é amplamente valorizado em empresas adhocráticas, onde o erro é visto como parte do aprendizado. O famoso “move fast and break things” (“avance rápido e quebre coisas”, em tradução literal) do Facebook é um exemplo extremo desse mindset, onde a inovação acelerada é mais importante do que evitar falhas.
Em contrapartida, aqueles que “pedem permissão” adotam uma postura mais cautelosa, preferindo esperar a validação de superiores antes de começar a tirar qualquer ideia do papel. Uma abordagem que evita riscos e problemas imediatos, mas também restringe a capacidade de a pessoa se destacar como um agente de mudança dentro da companhia.
Bem, e o que fazer?
Se você é daqueles que preferem pedir desculpas depois a ficar aguardando a aprovação formal do seu chefe tome o cuidado de não confundir proatividade com imprudência. Há uma linha tênue entre tomar decisões ousadas e cometer falhas catastróficas que quase certamente vão colocá-lo para fora da organização.
E se a sua postura costuma ser exatamente o oposto disso, lembre-se que cautela em excesso gera paralisia e baixa credibilidade. Um profissional que faz acontecer, muitas vezes, corre riscos e nada contra a maré. Quero dizer, há momentos em que, apesar de você e seu chefe discordarem, é preciso ter a coragem de seguir em frente com as suas convicções. Como escreveu Mark Twain:
Daqui a vinte anos, você estará mais desapontado com as coisas que não fez do que com as que fez”.
Portanto, o dilema entre pedir permissão ou pedir desculpas só é resolvido quando você faz escolhas fundamentadas em uma compreensão profunda do mercado, das práticas de gestão e dos valores culturais que orientam a sua empresa.
A sabedoria está em saber quando é o momento certo para arriscar e quando é necessário seguir as normas. Profissionais fora-de-série são aqueles que navegam por essa dualidade, tomando decisões ousadas quando apropriado e reconhecendo os limites quando necessário. Afinal, em qualquer organização, existem erros que podem ser perdoados, mas também há aqueles que provocam uma demissão sumária.