Artigos

Você é um artista?

Neste artigo, Wellington Moreira fala sobre a importância dos profissionais atuarem como artistas porque todo negócio é um show!

voc-artistaQuando criança, o que mais me atraía em um espetáculo circense não eram os palhaços ou equilibristas, mas sim aqueles artistas que conseguiam fazer algo que ninguém esperava, como o homem que engolia facas ou cuspia fogo, por exemplo.

Certa vez, apareceu uma mulher que, literalmente, surrava todos os homens da cidade com sua incrível força. Aquele pequeno circo deveria ficar apenas duas semanas onde morava, entretanto ali permaneceu por dois meses – até que a mulher perdesse sua invencibilidade para um grandalhão de um município vizinho. Caso contrário, eles teriam continuado por ali, pois todos adoravam vê-la esbofeteando os marmanjos.

Todo negócio é um show
É interessante notar como, atualmente, todo negócio é um show. Os produtos ou serviços de sucesso normalmente são memoráveis e ditam modismos. A nossa carreira também precisa ser assim.

O consumidor quer comprar, mais do que um produto ou serviço, uma idéia que está por trás dele. O que mais seduz o seu cliente é o inesperado, o incomum. As pessoas não querem mais apenas ir ao dentista e vê-lo cuidar dos seus dentes, elas querem mais. Cabe a você, dentista (ou qualquer outro profissional), descobrir o que é este algo mais.

Você precisa ser um artista
É imprescindível que você comece a agir e a pensar como um artista. Uma das características que o diferencia dos demais profissionais é que ele aprecia tanto o processo quanto o produto final – ele gosta do ensaio e da apresentação. Por conseqüência, geralmente, ama o que faz. Pelo menos, eu nunca ouvi um artista dizer: “Que droga, hoje tenho que fazer um show à noite…”.

As motivações do artista
O que motiva o artista não é o dinheiro, mas sim sua realização pessoal. Conseqüente, ele faz muito bem-feito tudo o que lhe é designado e acaba ganhando muito bem – merecidamente. Ainda, o artista aprecia a idéia de morrer no palco e detesta a palavra aposentadoria, diferentemente da imensa maioria das pessoas que sonha com o dia em que não terão que fazer mais nada para preencher seus dias.

Criatividade: um exercício de reinvenção
São pouquíssimos os artistas que alcançam e sustentam um sucesso permanentemente. Por isto mesmo, precisam estar sempre reinventando seu trabalho e a forma de atrair seus já conhecidos clientes e conquistar novos adeptos. A ausência de segurança (em todos os sentidos) aflora seu potencial criativo e é responsável pelo seu sucesso. Um artista que almeja segurança total não é bem-sucedido, porque o próprio ofício pede incerteza e insegurança.

Um recado final
Viva e trabalhe como um ator, e creia que a cada dia você apresenta um espetáculo novo – a sua vida. Leve ao pé-da-letra o adágio latino: “carpe diem” – aproveite o dia!

A vida é um palco e todos somos atores.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?