Já imaginou quão produtivo seria um curso em que os colaboradores da sua empresa estudassem o conteúdo previamente com o apoio de tecnologias e chegassem à sala de aula prontos para aprofundar o conhecimento e já praticar aquilo que aprenderam? Esse método inovador e revolucionário existe e tem promovido excelentes resultados não só nas escolas, mas também nas empresas. A chamada Sala de Aula Invertida – do inglês, Flipped Classroom – é uma proposta de aprendizagem baseada em aulas menos expositivas, mais participativas e com resultados bastante superiores ao modelo tradicional de ensino.
Como o próprio nome sugere, a Sala de Aula Invertida é um método de ensino que propõe a reversão de alguns paradigmas. Os profissionais em treinamento estudam o conteúdo em casa e, assim, o tempo em sala é utilizado para tirar dúvidas, trocar experiências e aprofundar o aprendizado. Além disso, a metodologia propõe uma mudança radical nos papéis: o educador deixa de ocupar a figura central do processo e passa a ser um facilitador, enquanto o aprendiz se torna o grande protagonista do próprio aprendizado.
Portanto, se na sua empresa os treinamentos com modelos tradicionais não empolgam os participantes nem possibilitam resultados efetivos de aprendizagem e mudança comportamental, ou se, simplesmente, seus colaboradores não dispõem de muito tempo para serem capacitados em sala, talvez seja a hora de experimentar algo novo.
Agora, você pode estar se perguntando: se a Sala de Aula Invertida é tão eficaz e revolucionária, porque ainda não se popularizou nas empresas? Neste e-book, além de conhecer melhor a metodologia e aprender como trabalhá-la, você também vai descobrir os desafios impostos a quem decide adotá-la, que não são poucos. Mas, acredite, vale a pena inverter o jeito de trabalhar as ações de educação corporativa em sua companhia.