Artigos

O que são e como lidar com os vieses inconscientes

O que é e como lidar com os vieses inconscientes
Viés insconsciente: conjunto de rótulos e preconceitos que nos levam a julgar pessoas ou situações de modo automático.

Em alguma medida, todos nós tomamos decisões equivocadas por causa de vieses inconscientes. Aqueles rótulos e preconceitos que nos levam a julgar pessoas ou situações de modo automático e míope. E dentro das organizações, a alta gestão é quem mais deve se atentar a esse tipo de comportamento.

Certa vez, atendi uma companhia que pregava a diversidade como um dos seus principais valores, mas quase todas as pessoas que ocupavam posições de liderança por lá eram homens, brancos e com mais de 45 anos. E assim que toquei neste assunto com o CEO, ele foi sincero ao dizer que, até então, nunca havia percebido a incoerência.

Em certos momentos, o viés pode ser positivo e necessário para a nossa sobrevivência. Como a prática de não dar carona para uma pessoa estranha na estrada. O problema existe quando ele nos leva a agir de maneira seletiva em relação a determinadas pessoas, grupos e/ou ideias.

Os 5 tipos mais comuns de vieses inconscientes

No Brasil, uma das principais pesquisadoras sobre o tema é a professora Regina Madalozzo, do Insper, que aponta cinco tipos de vieses inconscientes:

  • Viés de afinidade. Que é a tendência de avaliarmos melhor quem se parece conosco fisicamente ou tem a mesma história de vida.
  • Viés de percepção. Quando reforçamos estereótipos oriundos da sociedade na qual estamos inseridos. Como o conceito equivocado de que homens não choram ou pessoas obesas são preguiçosas.
  • Viés confirmatório. Sempre que procuramos informações que ratifiquem as nossas hipóteses iniciais e rejeitamos aquelas que são contrárias. A pessoa, portanto, só escuta os argumentos de quem apoia o ponto de vista dela.
  • Efeito halo. A tendência a superestimarmos alguém por causa de uma virtude ou característica que julgamos positiva e essa pessoa apresenta logo de cara. Ignorando tudo mais que deveria ser levado em conta.
  • Pensamento grupal. Todos os membros do grupo acabam pensando igualzinho porque a pressão coletiva de manter a coesão máxima desencoraja qualquer opinião contrária.

Faça uma autoavaliação

Existem diversos estudos que podem ajudá-lo a compreender quais vieses inconscientes mais afetam a sua forma de agir. O melhor deles, conduzido na Universidade de Harvard, originou o TAI (Teste de Associação Implícita) que revela preferências e associações referentes a gênero, países, cor da pele, peso, sexualidade, raça e idade. Assim que possível, separe um tempo aí na sua agenda e faça o teste, pois ele pode abrir seus olhos. O endereço é www.implicit.harvard.edu/implicit/brazil.

Não existe uma forma de eliminarmos por completo o viés inconsciente das nossas decisões. No entanto, é possível minimizar seus efeitos por meio de algumas atitudes práticas.

1) Não tenha vergonha de reconhecer que você possui alguns preconceitos. Todos temos.

2) Identifique quais vieses são os mais predominantes em sua vida, preenchendo o TAI.

3) Peça que outras pessoas o corrijam nos momentos em que você se mostrar preconceituoso. 

4) Suspenda o julgamento inicial, sempre que interagir com pessoas diferentes de você. Procure conhecê-las de verdade.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?