Artigos

O novo jargão dos insatisfeitos

Comentários irônicos e sarcásticos costumam revelar coisas que precisam ser mudadas
O novo jargão dos insatisfeitos
Não ignore o jargão dos insatisfeitos. Ele costuma revelar coisas que precisam ser mudadas.

Quando as pessoas estão insatisfeitas numa empresa é comum que elas criem jargões com uma pitada de ironia para demonstrar seu descontentamento. Ultimamente, tenho percebido que novos termos vêm surgindo e creio que vale a pena compartilhá-los com você.

Veja se essas expressões lhe parecem familiar:

– Líder de fachada

Normalmente empregada para rotular líderes que, apesar do belo discurso, pouco fazem na prática. Ao escutar esse rótulo sobre um gestor tenha certeza de que ele já não tem credibilidade perante a equipe ou os pares para fazer o trabalho que precisa.

– Urgência fake

Quando você vê alguém criando uma falsa prioridade a fim de conquistar a atenção de todos. A pessoa faz um estardalhaço danado, como se o mundo estivesse acabando, mas a atividade em questão é de baixo impacto – ou, no mínimo, pode esperar um pouco mais de tempo para ser executada.

– Feedback de Natal

Algumas companhias têm por política avaliarem o desempenho dos seus colaboradores apenas uma vez por ano – geralmente em dezembro – e depois ninguém mais fala sobre o assunto nos meses seguintes. Portanto, “Feedback de Natal” é uma variação do conhecido “só para inglês ver”.

 Efeito temporário de reunião

Após aquele encontro ou treinamento incrível, todo mundo da equipe se empolga com a possibilidade de que as coisas finalmente mudem na empresa. No entanto, dez dias depois as pessoas caem em si porque, novamente, se tratava apenas de um projeto que já nasceu morto.

– Especialista em RTP

Você deve conhecer profissionais que têm o hábito de encontrar soluções paliativas para problemas e depois promovê-las a definitivas por preguiça ou descaso. Esse é o perito em gambiarras, também conhecido como “Especialista em Recurso Técnico Provisório”.

Se a sua equipe costuma demonstrar descontentamento utilizando expressões irônicas ou sarcásticas, em vez de recriminar as pessoas, ataque os problemas reais com ações rápidas e efetivas.
 
O ceticismo tem o potencial de fazer muitos estragos numa empresa e os sinais dele são identificados especialmente no modo como as pessoas se comunicam no dia a dia. Por isso, não ignore o jargão dos insatisfeitos. Ele costuma revelar coisas que precisam ser mudadas, mas que temos dificuldade de enxergar.

Veja também
Nossos Serviços
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER
E receba por e-mail novos conteúdos sobre Liderança e Gestão

    Open chat
    Podemos ajudar?
    Olá, tudo bem?
    Posso te ajudar?